Vitória da Conquista homenageia cineasta Glauber Rocha


Para comemorar os 80 anos de nascimento do cineasta Glauber Rocha, o município de Vitória da Conquista preparou uma programação especial entre os dias 14 e 24 de março. O evento terá o tema “Glauber Rocha ressuscita o povo brasileiro” e acontecerá na Casa Memorial Régis Pacheco, com entrada gratuita.

A programação conta com mostra de filmes, debates, exposição, shows e performances em homenagem ao cineasta.

O objetivo é implantar uma política pública voltada à preservação da memória material e imaterial de Conquista, cidade onde Glauber nasceu. Além de estabelecer uma relação entre o resgate histórico e a importância do não esquecimento como um fator fundamental para a consciência da comunidade.

Glauber é conhecido como um dos líderes do cinema novo, do movimento vanguardista e conhecido como um polêmico criador cinematográfico. Entre os seus filmes mais conhecidos, estão “Terra em Transe”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”.

O artista nasceu em 14 de março de 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista. Foi cineasta, ator e escritor. Em 1947, mudou-se com a família para Salvador, onde começou a revelar os seus talentos em artes performativas e a paixão pelo cinema. Glauber Rocha morreu no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1981, deixando um extenso legado para a arte e cultura nacionais.

Homenagem Glauber Rocha ressuscita o povo brasileiro
Quando:
14 a 24 de março
Onde: Casa Memorial Régis Pacheco (Vitória da Conquista)
Mais informações: cartaz do evento