Shopping de Salvador recebe exposição com pinturas de aquarela


“Meu trabalho se concentra em preocupações ambientais e na resposta da comunidade às suas paisagens”. Foi com essa proposta que a artista visual norte-americana Deborah Ross incentivou alunos da rede pública de Itaparica a produzirem pinturas em aquarela que fazem parte da exposição A Natureza das Crianças. A mostra fica em cartaz no Shopping Barra de 1º a 20 de agosto e é parte do resultado de uma série de o­ficinas realizadas pela Fundação Instituto Sacatar. Nas o­ficinas, as crianças foram convidadas a produzir uma série de pinturas das paisagens da ilha, mesclando sua flora e fauna a elementos da cultura local.

A narrativa do trabalho foi construída expressando preocupações ambientais contemporâneas com a resposta da comunidade às suas paisagens naturais, visando despertar um novo olhar e uma nova atitude para com o seu habitat. A Fundação Instituto Sacatar foi criada em 2000 como uma organização sem fi­ns lucrativos que tem a fi­nalidade de prover a artistas do mundo todo tempo e espaço físico necessários para criar novos trabalhos dentro de uma comunidade internacional de artistas e sob a influência da cultura da Bahia. Os artistas premiados passam dois meses na sede do Instituto, à beira-mar na Ilha de Itaparica. Desde 2001, a Fundação já concedeu mais de 400 residências para pessoas de 67 países e tem apoiado diretamente mais de 500 programas comunitários e eventos educacionais e culturais no Brasil e no exterior.

Deborah Ross está entre os dezessete artistas selecionados dentre mais de 300 candidatos para as 4 sessões de residência do Sacatar em 2019. A artista tem trabalhado na África por mais de 30 anos por longos períodos, envolvendo crianças em suas ecologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo sua própria resposta visual à natureza. “Trabalhar com crianças tem sido o meu caminho para entrar em uma comunidade. Suas visões inspiram as minhas. As restrições da linguagem desaparecem e nossos espíritos conversam facilmente em cores”, declara.

Exposição A Natureza das Crianças
Quando: 1º a 20 de agosto
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h
Onde: Shopping Barra, piso L1 Norte
Gratuito