Projeto traz novo olhar sobre obra do cineasta Tuna Espinheira


A obra do cineasta baiano Tuna Espinheira (1940-2015) vai ganhar uma homenagem multimídia nas noites de sexta-feira. Com a junção de diferentes linguagens (cinema, teatro, música eletrônica e artes visuais), o projeto “Tuna na Praça” celebra a obra do cineasta, que dedicou mais de 40 anos ao cinema e produziu mais de 30 filmes. O projeto – que desembarca no Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha, nos dias 13, 20 e 27 de outubro – contará com a exibição da sua cinematografia, intervenção visual e remix de suas obras, que serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos, além de muita música eletrônica e performance teatral. O evento é gratuito.

Tuna Espinheira dedicou mais de 40 anos ao cinema e produziu mais de 30 filmes (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Yara Espinheira, viúva do cineasta, o projeto vai exibir filmes produzidos por Tuna entre as décadas de 1970 e 2000, mesclados com uma série de intervenções urbanas, arte e tecnologia. Para isso, cada sessão trará um enfoque especial: no dia 13 de outubro, o tema será Tuna e os artistas; já no dia 20 de outubro, o mote será Persona e Personagens (ambos no Espaço Cultural da Barroquinha). Na última semana, dia 27, o projeto propõe uma relação entre Tuna e a Cidade (Cantina Da Lua – Terreiro de Jesus).

O objetivo da homenagem é trazer novas percepções estéticas e propor um novo olhar sobre a obra do soteropolitano. Uma delas é a intervenção visual conduzida pela VJ Esquizomachine, com um remix das obras de Tuna, que mistura história, modernidade e tecnologia. As imagens serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos do entorno. Ao unir, de forma inusitada, música eletrônica à homenagem – com os DJs Telefunksoul, Raiz e Suzi 4Tons – a organização do projeto espera despertar o interesse da nova geração para o cinema baiano e nacional, tornando acessível o legado deixado por Tuna Espinheira.

E para fechar as homenagens, os três dias do evento trarão a performance do ator Amós Heber com o projeto “Soteropolimastigações”. Inspirado no universo cinematográfico de Tuna Espinheira, ele interpretará personagens expressivos da obra do cineasta homenageado, realizando esquetes com a participação do público e conduzindo a plateia da mostra para a praça, fazendo um elo entre as sessões dos filmes e o evento multimídia.

Projeto multimídia traz novo olhar sobre a obra do cineasta Tuna Espinheira
Quando: dias 13, 20 e 27 de outubro (sempre às sextas-feiras)
Horário: a partir das 19h
Onde: Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha
Gratuito