5º Festival das Baleias acontece em Prado no mês de setembro


Entre os dias 6 e 9 de setembro, o município de Prado sedia o 5º Festival das Baleias. A iniciativa leva ações de Educação Ambiental, programação cultural e turismo de aventura totalmente gratuitos para a cidade e, nesta edição, inova com a criação do Espaço Kids, promoção do Festival Biergarten de Cerveja Artesanal e pintura do maior mural do Extremo Sul da Bahia, pelo artista visual Diogo Galvão.

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, as baleias jubarte migram das águas polares da Antártida para se reproduzirem nas águas mornas do nordeste brasileiro. Essas gigantes do mar podem medir até 16 metros de cumprimento e pesar até 40 toneladas. Elas percorrem mais de 25 mil quilômetros e, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, a expectativa é que cerca de 20 mil baleias passem pelo litoral baiano até o final da temporada, proporcionando um belíssimo espetáculo para baianos e turistas que visitarem Prado para observar mais de perto o comportamento desses mamíferos.

Programação cultural

Entre as atrações culturais já confirmadas, está a apresentação da Marujada, a realização da Feira de Artesanato Local e shows de Cesinha, o Gordinho, Lucas de Fiori, Marcos e Brunno e da banda Adão Negro, que está completando 20 anos de carreira e acaba de lançar o Álbum “Adão Negro XX 20 Anos”, reunindo os maiores sucessos do grupo em um repertório que transmite mensagens positivas, de alegria e consciência crítica. Tudo a ver com a proposta do Festival das Baleias.

Adão negro é uma das atrações da programação (Foto: Vinícius Moreira de Souza | Divulgação)

 

Turismo de aventura

O Festival das Baleias realiza no sábado, 8 de setembro, a Trilha Jubarte Off Road de Sustentabilidade, reunindo jipeiros da Bahia e de alguns estados do Brasil, para demonstrar as principais técnicas e desafios de quem curte esse esporte e desbravar paisagens exuberantes e pouco exploradas pelos turistas que visitam a Costa das Baleias.

5º Festival das Baleias 
Quando: 6 a 9 de setembro
Onde: Prado – Bahia
Gratuito