Poeta baiana Daniela Galdino lança novo livro nesta quinta


A poeta e performer baiana Daniela Galdinho lança seu terceiro livro, “Espaço Visceral”, nesta quinta-feira, 5, às 18h30, no Goethe-Institut (ICBA).

O lançamento terá formato de sarau e contará com o bate-papo “Poesia erótica: tempestades de dentro”, com a autora e a poeta Vânia Melo, um pocket show com o grupo Muriquins, além de uma roda de poemas viscerais com recital/leitura pública de poemas de Espaço Visceral, com o performer e poeta Alex Simões, a atriz Raiça Bonfim e o multiartista Leonardo França.

Daniela Galdino abre mão do substantivo “poetisa” como provocação e posicionamento politico (Foto: Ana Lee | Divulgação)

Publicado pela Segundo Selo, o livro é composto por 33 poemas e traz uma linguagem erótica, investindo nas várias formas de transgressão que o território poético pode representar.

Elaborado por mãos de mulheres, o livro traz ilustrações da artista pernambucana Joana Velozo; orelha assinada pela poeta baiana Karina Rabinovitz; prefácio da poeta e docente da UFBA Mônica Menezes; e posfácio da poeta pernambucana Cida Pedrosa.

Daniela Galdino abre mão do substantivo “poetisa” como provocação e posicionamento político, por entender que nem mesmo na literatura acadêmica este feminino aparece. Segundo ela, os poemas são como verdadeiras “tempestades de dentro”, uma leitura imprescindível nestes atuais tempos de interdição a direitos e liberdades.

“Abarcando essas questões e a necessidade de re-existência em tempos tão ameaçadores, ‘Espaço Visceral’ se apresenta como uma coleção de provocações às/aos leitoras/es, o que já se expressa na epígrafe: ‘odiadores não representam a totalidade do mundo. Este livro é dedicado aos seres que amam”, comenta a escritora.

Daniela Galdino é hoje uma das grandes vozes da literatura baiana, tendo já rompido as fronteiras geográficas sulbaianas – seu lugar de origem e terra que já nos legou nomes de destaque na literatura – e também do estado.

A sua atuação como poeta e performer tem sido destacada em diversos espaços, sejam artísticos, acadêmicos ou dos movimentos sociais. Sua atuação, sobretudo nos últimos anos, tem articulado a circulação da sua obra autoral e a descoberta/divulgação de outras escritoras, o que faz dela uma artista consciente das interdições à literatura escrita por mulheres.

Lançamento do livro de poemas “Espaço Visceral”, da escritora, Daniela Galdino
Quando: Quinta-feira, 05 de julho, às 18h30
Onde: Goethe-Institut Salvador (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Aberto ao público