Panorama de Cinema inscreve em oficinas de Crítica e Fotografia


Estão abertas até 5 de novembro as inscrições para as oficinas do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 14 e 21 do mesmo mês, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. São oferecidas oficinas em Crítica Cinematográfica, ministrada pelo pesquisador e crítico de cinema André Dib, e de Fotografia, sob o comando da especialista em direção de fotografia Andrea Capella. A taxa de inscrição é de R$ 150.

Andrea Capella ministra a oficina inédita de Fotografia (Foto: Divulgação)

Com aulas matutinas e tardes dedicadas à imersão no festival e produção de texto, Dib fomentará o desenvolvimento do pensamento crítico, ampliando as possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema, por meio da exibição de obras, leitura de textos e da aplicação das técnicas e instrumentos apresentados. Os interessados devem ter mais de 16 anos, produzir um texto de até 2.500 caracteres sobre um filme de livre escolha e enviá-lo para o e-mail [email protected] informando o nome, idade, cidade, telefone e escolaridade.

Tendo como norte, as possibilidades de escolha que sustentam a construção da cinematografia dos filmes, a oficina de Andrea Capellla terá 16 horas de duração, com aulas matutinas. Premiada pela direção de fotografia de “Na sua companhia” (Marcelo Caetano) e “Por dentro de uma gota d’água” (Felipe Bragança e Marina Meliande), ela partirá de exemplos do seu trabalho para realizar testes comparativos com câmeras. Os interessados devem enviar nome, telefone de contato, breve currículo e carta de motivação para [email protected], colocando o nome da oficina no assunto do e-mail.

Mais informações sobre o Panorama Internacional Coisa de Cinema estão disponíveis no Facebook do evento.