Osba faz homenagem a Richard Strauss em concerto gratuito


A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza o concerto #VivaStrauss no domingo, 31, às 17h30, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Colégio Antônio Vieira (Garcia). O evento homenageia um dos mais importantes compositores e maestros do século 20, o alemão Richard Strauss (1864-1949). A entrada é gratuita.

O concerto terá a regência do maestro e pianista Eduardo Torres e contará com a participação de Carlos Prazeres (oboé), atual curador artístico e regente titular da Osba, como solista; além de Jean Marques (fagote) e Pedro Robatto (clarineta). Neste concerto, a orquestra destaca duas peças de Strauss: o Concerto Para Clarineta e Fagote e o Concerto em Ré Maior Para Oboé e Pequena Orquestra.

Osba faz concerto em homenagem a Strauss (Foto: Maurício Serra | Divulgação)
Osba faz concerto em homenagem a Strauss (Foto: Maurício Serra | Divulgação)

Richard Strauss

Filho de um trompista da Ópera de Munique, Strauss desde cedo estudou música, começando a compor aos 12 anos. Em 1886, escreveu seu primeiro poema sinfônico, “Aus Italien”, iniciando com sucesso a sua carreira de compositor, criando, principalmente, as óperas. Compôs “Don Juan”, “Morte e Transfiguração”, “Assim falou Zaratustra”, “Dom Quixote” e “Uma vida de Herói”.

Além de grande compositor e maestro, Strauss foi diretor da Ópera Real de Berlim e, em 1919, nomeado diretor da Ópera de Viena. Ele criou também o famoso Festival de Salzburgo, na Áustria. Strauss regeu pela última vez em 1949, nas comemorações de seu 85º aniversário e, no mesmo ano, faleceu com problemas cardíacos.

Concerto #VivaStrauss – Orquestra Sinfônica da Bahia
Regência: Eduardo Torres
Solistas: Carlos Prazeres (oboé); Jean Marques (fagote), Pedro Robatto (clarineta).
Onde: Santuário de N. S. de Fátima do Colégio Antônio Vieira (Av. Leovigildo Filgueiras – Garcia)
Quando:
domingo, 31 de julho
Horário: 17h30
Gratuito