Obra rara de Castro Alves será apresentada na Fligê


As várias faces do escritor baiano Castro Alves poderão ser conhecidas pelo público da Feira Literária de Mucugê, ao longo da sua programação. Muitos conhecem o poeta, ora romântico, ora político, mas são poucos os que tiveram acesso aos textos para o teatro.

Foto: Diney Araújo | Divulgação

Na Fligê, será encenado o espetáculo “A Prole dos Saturnos”, obra dramática rara e inconclusa do escritor homenageado pela feira. A apresentação será no dia 17 de agosto (sábado), às 19h30, no palco da Praça dos Garimpeiros.

Essa será a primeira vez do espetáculo no interior da Bahia, em praça pública e numa feira literária. A Fligê é uma realização em parceria do Instituto Incluso, Coletivo Lavra e Governo do Estado.

O Espetáculo

Baile e velório, amor e remorso, vida e morte. A encenação é calcada em antíteses, figura de linguagem preferida do poeta dos escravos. Segundo Edvard Passos, diretor da montagem, a peça é uma tragi-comédia, como definiu Pedro Calmon, uma relíquia cheia de peripécias absurdas que restitui o humor, a vibração, a irreverência e revela outra faceta do poeta: a de homem de teatro.

O texto para o teatro de Castro Alves, “D. Juan ou A Prole dos Saturnos”, esteve perdido por quase 50 anos após a morte do poeta. Quando foi publicado, estava incompleto. Nunca teve uma publicação exclusiva, nem qualquer destaque. Talvez, por esses motivos, raríssimas pessoas conheçam a peça, que não tinha sido levada à cena até 2015.

Foi nesse ano, em Portugal, que Edvard fez a primeira montagem, em sua estreia internacional como encenador. No ano seguinte, o espetáculo chega em Salvador com apresentações no TCA e no Teatro Martim Gonçalves. Em 2017, a Academia Brasileira de Letras recebe o espetáculo, no Rio de Janeiro, e em 2018, o espetáculo voltou à cena em Salvador, com elenco totalmente baiano.

Sinopse

O Dr. Marcus administra uma porção feita com ervas da floresta amazônica que leva a Condessa Ema à morte. Uma falsa morte. Um ardil, um pacto louco e secreto entre a dupla que, desvairados de paixão, desejam começar uma nova e clandestina vida longe do Conde Fábio e de Romeu, marido e filho da Condessa, respectivamente.