Mostra “África Yetu” desembarca em Salvador


Uma viagem cultural à Tanzânia pelas lentes do fotógrafo baiano Glad Macedo é o que propõe a exposição “África Yetu”, que desembarca no Salvador Shopping nesta terça-feira, 13. Através de 20 imagens icônicas, o artista convida o público a conhecer a biodiversidade do país africano e a beleza do povo Maasai, que vive em aldeias entre o sul do Quénia e o norte da Tanzânia.

Mostrar a beleza do povo Maasai é um dos objetivos da exposição (Foto: Glad Macedo)

A inspiração para o projeto surgiu após uma expedição de 15 dias à Tanzânia, em novembro de 2015. “África Yetu é a realização de um sonho. Diferente da imagem que muitos têm sobre a África, vivi na Tanzânia uma experiência única, e percebi uma terra próspera, com um povo feliz e acolhedor”, conta o fotógrafo.

A exposição fica em cartaz no piso L1 do shopping até o dia 30 deste mês. Antes de Salvador, as fotos passaram por São Paulo, onde ficaram expostas em estações de metrô da cidade e na Galeria 540, no bairro de pinheiros, e pelo Rio de Janeiro, na Livraria Cultura da Cinelândia. “Meu objetivo é mostrar que a arte pode ser acessível, e que pode fazer parte da vida de cada um”, completa Glad Macedo.

Artista convida o público a conhecer a biodiversidade da Tanzânia (Foto: Glad Macedo)

Além da mostra fotográfica, o artista apresenta um documentário em escolas e faculdades e almeja transformar o projeto em livro. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do baiano, pode acessar o perfil dele no Instagram.

Sinopse ‘África Yetu’

Não era apenas fotografar feras, ou fazer uma viagem para um lugar inusitado, era algo muito maior, como se estivéssemos resgatando algo da nossa memória. África Yetu significa “nossa África” na língua Swahili, oficial na Tanzânia. Durante a viagem, que durou 15 dias, conhecemos o povo Maasai (grupo étnico africano de seminômades localizado no Quênia e no norte da Tanzânia) e ficamos frente a frente com as maiores feras da África selvagem.

Mostra fotográfica ‘África Yetu’
Quando: 13 a 30 de novembro
Onde: Piso L1 do Salvador Shopping (em frente à Leader)
Gratuito