Jornalista promove crowdfunding para livro d´Os Mutantes


A jornalista, pesquisadora e escritora Chris Fuscaldo está promovendo financiamento coletivo para o lançamento do livro “Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira”. A obra conta a história dos discos produzidos por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee e tantos outros nomes que estiveram junto ao trio, dando ênfase às capas, que trazem histórias curiosíssimas e pouco divulgadas, além de marcar os 50 anos do lançamento do primeiro álbum autointitulado. Os interessados podem acessar o site da Catarse e conferir as recompensas para os participantes.

Capa do livro Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira

Para o livro, a jornalista Chris Fuscaldo começou em 2002 a entrevistar pessoas que fizeram parte dessa história, ler outros livros sobre os Mutantes e capturar curiosidades em matérias de jornais e revistas. O projeto ficou arquivado por um tempo, mas a autora nunca deixou de ouvir os álbuns da banda e os que seus integrantes lançaram após o rompimento.

A banda causou polêmica, inovou a música popular brasileira ao introduzir seus instrumentos elétricos nos festivais da canção, eventos musicais com apelo similar ao de uma final de campeonato de futebol.  As capas dos discos dos Mutantes podem render especulações e debates, e o resultado das pesquisas mostra que, muitas vezes, o trio abusava tanto de brincadeiras e de deboches que as capas eram simples resumos do que eles eram de verdade.