Inscrições abertas para festivais que homenageiam Castro Alves


A 17ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e para o 4º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves já estão com as inscrições abertas de forma presencial no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), no endereço da Praça Castro Alves, nº10, em Cabaceiras do Paraguaçu, ou através do telefone (75) 3681-1102. O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14 às 17h.

Grupo cultural ‘Boinho de Painho’, do PHCA (Foto: Fernando Barbosa)

Os eventos acontecem anualmente no PHCA, local onde nasceu o poeta baiano em 1847, no município de Cabaceiras do Paraguaçu (170 km de Salvador). Serão cinco vencedores da categoria infantojuvenil e cinco na categoria adulto, com prêmios e troféus que serão concedidos aos vencedores. Os festivais acontecerão no próximo dia 10 de março e as premiações no dia 14, data dos 171 anos de nascimento do poeta.

Nas declamações os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). Geralmente o júri é composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da DIMUS.

O evento é promovido pela Diretoria de Museus (DIMUS) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através Parque Histórico Castro Alves (PHCA), e tem parceria da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu. O Parque está instalado em trecho da antiga fazenda Cabaceiras, onde existe um museu e uma extensa área verde, tudo aberto ao público gratuitamente.

Na programação atrações culturais como: grupos culturais de Saubara, ‘Boinho de Painho’ (do PHCA) e Priscila Sales (ambos de Cabaceiras), dentre outras. Os festivais reúnem tradicionalmente inscritos de diversas regiões da Bahia.