Fundação Pedro Calmon lança projeto “Memórias de Leitura”


A Fundação Pedro Calmon lança na terça-feira, 25, o projeto “Memórias de Leitura”, que reúne depoimentos em vídeo de leitores falando de suas primeiras experiências de leitura. A ideia é compartilhar relatos de como pessoas comuns ampliaram sua visão de mundo ao descobrir o prazer pela leitura. O lançamento é aberto ao público e acontece às 19h, na Sala Walter da Silveira (Biblioteca dos Barris).

A primeira etapa do projeto aconteceu em outubro de 2016, na Festa Literária de Cachoeira (Flica), quando foram gravados vídeos com leitores e escritores presentes na festa. As gravações foram registradas pela equipe de jovens realizadores da Cipó Comunicação Interativa, com apoio de produção da DLL.

“Nós abrimos a câmera na rua, no meio do burburinho da festa e convidamos um poeta para ser o primeiro a gravar. Logo se formou um grupo no entorno e, para nossa surpresa, muitos tomaram a iniciativa de oferecer seu depoimento”, relatou a diretora da DLL, Mariângela Nogueira.

Mariângela ainda destaca: “Sabíamos que, em geral, pessoas que cultivam este hábito gostam de compartilhar suas experiências. Mas ainda assim não contávamos com tanta empolgação e com a magia revelada em cada depoimento.”

No total, foram selecionados 15 vídeos de um minuto, que serão exibidos na TVE e nos sites e redes sociais do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Cultura do Estado.