Frida Khalo é tema de exposição no Palacete das Artes


A exposição fotográfica “Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho” fica em cartaz de 17 de maio a primeiro de julho, no Palacete das Artes. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 13h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

A mostra é composta por 40 imagens, que capturaram a vida cotidiana do casal de pintores mexicanos Frida Khalo e Diego Rivera. Há imagens do trabalho nos ateliês, as viagens, a vida nos Estados Unidos e encontros com personalidades do mundo político e artístico, como o intelectual marxista Leon Trótski e o escritor francês, André Breton.

Exposição retrata o cotidiano de Frida Khalo e Diego Rivera (Foto: Divulgação)

As fotografias foram registradas por amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, compiladas pela primeira vez, em uma mostra única criada pela Secretaria de Cultura do México, o Instituto Nacional de Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.

Juntos por quase 25 anos, desde o casamento em 1929, até a morte de Frida em 1954, a relação do casal foi marcada por encontros e desencontros, por amor e ódio, compartilhamento de experiências e competições. A união dos artistas abriu um caminho diferente nas relações pessoais da primeira metade do século 20 no México: a personalidade extrovertida e fantasiosa do Diego, ligada à personalidade introvertida e também fantasiosa de Frida, inauguraram um enredo e uma intriga quase explosiva.

Vida do casal é marcada por encontros e desencontros (Foto: Divulgação)

 

A relação do casal com artistas do México, suas uniões conjugais, a dor e o comprometimento físico de Frida, além de sua proximidade com a morte, a última foto do casal também compõem a exposição. A mostra já passou pelos Estados Unidos, Polônia, Peru, Israel e Suécia. No Brasil, percorreu os estados de Pernambuco e Minas Gerais.

Exposição Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho
Quando: 17 de maio a 1º de julho
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h I sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h
Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça)
Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *