Filme sobre escritor Euclides Neto será apresentado na Argentina


A vida e as realizações do escritor, advogado e político Euclides Neto (1925-2000) serão apresentadas ao público argentino no Festival Intercontinental de Cine de Córdoba e no Paraná Internacional Films Festival, que acontecem em outubro e dezembro deste ano, respectivamente. O escritor é o personagem central do documentário Dr. Ocride, de Edson Bastos e Henrique Filho, que também acaba de ser selecionado para o Panorama Coisa de Cinema, a ser realizado em Salvador e Cachoeira.

Escritor Euclides Neto é o personagem central do documentário Dr. Ocride (Foto: Divulgação)

Dedicado a conferir protagonismo aos trabalhadores rurais, Euclides Neto escreveu 13 livros, e foi por meio da sua obra, que começou a encantar os cineastas, naturais de Ipiaú. Antes do longa-metragem biográfico, Edson e Henrique adaptaram dois contos dele para o cinema, realizando os curtas “O Velho e os Três Meninos” e “É Proibido Menino Calçado Entrar na Escola”.

Conhecido pela população local como Dr. Ocride, Euclides Neto marcou a história brasileira ao ser responsável por uma das primeiras experiências de reforma agrária implantadas com sucesso no país: a Fazenda do Povo. Décadas depois, o loteamento criado na década de 1960, durante a gestão de Euclides na prefeitura de Ipiaú, reúne cerca de 250 famílias. A iniciativa resultou na escolha da cidade como município modelo do Brasil.

Reunindo material de arquivo e uma série de entrevistas, o longa-metragem Dr. Ocride mostra sobretudo o lado humano de Euclides Neto.