Festival Gastronômico de Itacaré inicia ‘Festas do Chef’ nesta quinta


O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que segue até 23 de julho com a participação de 33 bares e restaurantes, inicia nesta quinta-feira, 20, as Festas do Chef, que já fazem parte da programação do evento. Em sua quarta edição, o festival tem como tema este ano a “Gastronomia de Raiz”, com o foco na valorização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

Chef Leonardo Roncon é um dos convidados do festival (Foto: Elton Andrade | Divulgação)

Prova disto foi a visita dos chefs ao assentamento Pancada Grande, na última sexta-feira, 14, para conhecer o local onde é cultivada a matéria-prima para seus pratos. Eles foram recebidos com um grande almoço feito pelos agricultores e, em seguida, montaram uma cozinha e prepararam algumas delícias para a degustação dos agricultores.

O primeiro estabelecimento a receber uma Festa do Chef é o Pé de Amêndoa Café Bar, nesta quinta, a partir das 19h. Após a degustação do Caldo Pé de Amêndoa (confira abaixo), acontece uma apresentação de música ao vivo. Na sexta, 21, às 19h30, é a vez do Restaurante Alamaim mostrar o prato Amor à Horta, seguido de um show de dança do ventre. Já no sábado, às 12h, a Cabana Corais, na Praia da Concha, participa da programação com o seu Camarão Tropical Corais, que se estende pelo dia com um show de forró.

Confira a programação completa das Festas do Chef:

Dia 20/07, às 19h – Pé de Amêndoa Café Bar
Apresentação do prato e degustação: Caldo Pé de Amêndoa (Caldo de polvo com camarão ao creme de aipim. Acompanha pão e pimenta).
Música ao vivo

Dia 21/07, às 19h30 – Restaurante Alamaim
Apresentação do prato e degustação: Amor à Horta (creme de castanha de caju, cenoura ralada, alface, azeitonas picadas, tomate seco, molho tahine, alho crocante no pão lafa (árabe) feito na casa.
Apresentação de Dança do Ventre (Nane Sandes)

Dia 22/07, às 12h – Cabana Corais na Praia da Concha
Apresentação do prato e degustação: Camarão Tropical Corais (abacaxi recheado com purê especial da fruta e camarões, acompanhado de arroz e salada)
Forró ao vivo