Exposição virtual destaca valor histórico das Igrejas de Salvador


O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove uma exposição virtual sobre as igrejas de Salvador. Intitulada como “Olhares sobre as Igrejas”, a exposição estará disponível do dia 18 a 28 de junho no site e nas redes sociais da entidade cultural. As fotos são de autoria do engenheiro e fotógrafo José Spínola.

Sacristia da Catedral é exibida em exposição (José Spínola)

O fotógrafo explica que as cerca de 30 fotos das igrejas foram capturadas no estilo panorâmico, vertical, com o objetivo de mostrar toda a igreja como se o espectador estivesse no seu interior. “As igrejas de Salvador representam o esplendor do estilo barroco no Brasil. O barroco se caracteriza pela amplificação das dimensões e o excesso de ornamentação. Nasceu para enaltecer Deus e emocionar as pessoas pela forma grandiosa”, destacou Spínola.

O público visitante terá a oportunidade de conhecer detalhes de igrejas como a do Mosteiro da Graça, Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja da Santa Casa de Misericórdia, Mosteiro de São Bento, Igreja de Nossa Senhora de Escada, Igreja e Convento de Nossa Senhora Do Monte Serrat, Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Convento de São Francisco, além de conhecer a história de cada uma delas, a exemplo da sacristia da Catedral Basílica Primaz de Salvador.