Exposição virtual celebra a cultura e devoção religiosa


A exposição fotográfica virtual, intitulada como ‘Projeto Altares de Antônio – Trezenas de Junho é tempo sagrado na minha Bahia’ exibe fotos e vídeos de Altares em celebração a tradicional Trezena de Santo Antônio, entre os dias 1º e 13 de junho. A mostra pode ser conferida através do perfil no Instagram do Centro de Culturas.

Obra tem como objetivo fortalecer os ritos, celebrações e festividades populares da Bahia                                                           (Fernando Vivas | GOVBA)

 

A obra tem como objetivo fortalecer os ritos, celebrações e festividades populares da Bahia. Santo Antônio é o primeiro dos santos juninos, abrindo o ciclo de festejos característicos do mês. A devoção ao ‘santo casamenteiro’ envolve uma série de tradições que valorizam a fé, a cultura e a identidade do povo nordestino.

Os seguidores podem participar da exposição enviando fotos dos altares de suas casas e demonstrando como praticam a sua devoção. Os responsáveis pelas fotos postadas receberão em sua casa como presente amostras dos tradicionais pãozinho e licor de Santo Antônio, e uma máscara de proteção com o tema, para a rezadeira da casa. A pessoa responsável pela foto mais curtida durante a trezena receberá uma imagem do santo.