Exposição ‘SPETO – Arte pelo mundo’ chega à Caixa Cultural


A Caixa Cultural Salvador apresenta de 9 de janeiro a 17 de fevereiro a exposição inédita “SPETO – Arte pelo mundo”. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a mostra inaugura um novo capítulo na carreira do artista, um dos nomes responsáveis pelos moldes que o grafite brasileiro possui hoje, trazendo elementos folclóricos e africanos.

Artista comanda visita guiada no dia da abertura da mostra (Foto: Divulgação)

Com curadoria de Lucas Pexão e co-curadoria de Luan Cardoso, a mostra exibe três atos centrais: Os Pássaros, As Mulheres e O Macho. O conteúdo retrata um nível estrutural, o jogo de repetição e transformação de elementos icônicos, quase geométricos. A exposição será aberta no dia 8 de janeiro (terça-feira), às 19h, com visita guiada pelo próprio Speto.

Pássaros, mulheres e virilidade

Os pássaros de Speto ajudam a pensar sua biografia profissional, contexto e valores estilísticos, ao passo que suas mulheres definitivamente vão além, merecendo a maior sala de sua exposição. A seleção de “mulheres” apresentada na mostra favorece a noção da diversidade e da experimentação do artista, que ainda assim preserva um DNA comum em suas obras, acessível e presente em pinturas, gravuras e em uma escultura.

Sozinho em uma sala, chamando atenção tanto pela temática quanto pela técnica, diferente dos grupos de obras presentes na mostra, está a pintura de um elegante senhor nordestino montado sobre um galo. O único trabalho da exposição a lidar com a ideia de masculinidade e virilidade, também trata de vaidade e delicadeza. Apesar de tecnicamente ser uma pintura, também é o melhor exemplo do quanto Speto domina o desenho, o traço.

O visitante vai se encantar pelos traços do artista que transborda em campos como as artes contemporânea e pública, em ilustrações, além da cultura pop como um todo, surgem estes trabalhos, pertencentes a coleções particulares ou ao acervo do artista.

Sobre Speto

Ao longo dos anos 1990, Speto ajudou a moldar a identidade visual de bandas como Raimundos, Planet Hemp, Nação Zumbi e O Rappa. Nos anos 2000, quando o grafite passou a ser reconhecido como arte no Brasil, o artista começou a receber os méritos pelo seu trabalho. Atualmente considerado um dos principais nomes da arte de rua do país, Speto tem obras espalhadas por mais de 15 países e já participou do Miami Art Basel, maior evento de arte ao ar livre do planeta.

Suas obras já foram expostas em museus como o Palais de Tokyo (França), Museu Afro Brasil (em São Paulo), e em diversas galerias nos Estados Unidos e Europa. O artista já pintou praças, prédios, viadutos, hotéis e até igreja, ainda tendo trabalhado com artistas consagrados na música, como Alice Cooper, Elba Ramalho e Beyoncé.

Speto também ilustrou campanhas publicitárias para grandes marcas como Brahma e Coca-Cola, quando foi responsável pela identidade visual da campanha mundial da Copa do Mundo Fifa 2014. O artista também trabalha com diversas ONGs e projetos pelo mundo, como o SOS Racisme da França, Viva Con Agua da Alemanha, Fundação Gol de Letra e Instituto Criar.

“SPETO – Art pelo mundo”
Quando: de 9 de janeiro a 17 de fevereiro de 2019 (de terça a domingo)
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57 – Centro)
Abertura: 8 de janeiro, às 19h
Gratuito
Classificação livre