Exposição fotográfica revela Salvador antiga


Para comemorar os 469 anos de Salvador, o Shopping Barra recebe até o dia 11 de abril, a exposição “Salvador Antiga – Um ensaio fotográfico”, com a curadoria do artista plástico e editor Fernando Oberlaender.

A mostra fez um recorte com fotos desde o primeiro fotógrafo paisagista, Victor Frond, de 1858, até imagens de 1930.

A exposição retrata as transformações através das paisagens, a evolução dos transportes, do bonde de burro ao bonde elétrico. Além da iluminação de óleo de baleia para a de gás até a energia elétrica.

Exposição revela a construção de vários pontos de Salvador (Foto: Divulgação)

O intuito é mostrar a evolução urbana da capital baiana, que foi construída em dois planos, do meado do século XIX até o início do século XX. Através dessas raras fotografias, junto com textos históricos explicativos, o expectador poderá fazer uma verdadeira viagem de volta ao passado.

Dentre as imagens selecionadas estão a Praça Municipal marco zero da fundação da capital baiana, a inauguração da Avenida Sete, Comércio, Largo do Teatro – atual Praça Castro Alves, Barra, Piedade. Além de duas fotografias grandes panorâmicas da cidade a partir do Forte de São Marcelo – sendo uma delas bastante colonial, de 1960, ainda sem o Elevador Lacerda.

Exposição Salvador Antiga – Um Ensaio Fotográfico
Quando: até 11 de abril
Onde: Shopping Barra
Quanto: Gratuito