Exposição fotográfica celebra o centro de Salvador


O Velho Espanha Bar e Cultura abre nesta quinta-feira, 1º, às 19h, a exposição “O Centro Acontece”, do fotojornalista Luciano Andrade, que traz no seu enredo a vivência do Centro de Salvador. São diálogos, olhares e posturas que revelam o acontecer do lugar. As visitações acontecem de 2 de março até 23 de junho, de segundas a sextas-feiras, das 15h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 22h.

Marca do trabalho é transformação do cotidiano em momento sublime (Foto: Luciano Andrade)

Com acesso gratuito e livre para todos os públicos, a mostra contará com visita guiada pelo próprio Luciano Andrade na noite da abertura. Também participam da visita as curadoras Uiara Araújo e Tássia Novaes. O evento marca o lançamento do novo cardápio do Velho Espanha, bem como da exposição permanente do espaço, também com elementos de referência ao Centro de Salvador.

A obra de Luciano Andrade passeia pela história recente do Brasil, com registros de importantes momentos políticos e culturais. A forte influência dos gêneros documental e fotografia de caráter social está em diálogo constante com sua principal vocação: transformar em arte aquilo que passa diante de sua lente. Uma marca forte de suas fotografias é a transformação do cotidiano em um momento sublime.

Veja mais fotos: que integram a mostra:

foto luciano andrade exposição salvador
foto luciano andrade exposição salvador
foto luciano andrade exposição salvador
foto luciano andrade exposição salvador

 

Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, trabalhou na Folha de São Paulo, IstoÉ, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Veja e Carta Capital. No início dos anos 1990, acompanhou de perto a guerra civil de Angola, resultando na publicação do livro Angola: ano zero (editora Chá de Caxinde). É também co-autor do fotolivro Photobahia (Versal Ediores).

Traz na bagagem alguns prêmios. Em 1983, venceu o Abril de fotojornalismo. Em 1985, recebeu os prêmios Esso – considerado o mais importante da imprensa brasileira – e Nikon. Recentemente, integrou a exposição coletiva A arte na lembrança – a saudade na fotografia brasileira, curadoria de Diógenes Moura, que itinerou algumas capitais brasileiras pelo Circuito Itaú Cultural.

Exposição “O Centro Acontece”, de Luciano Andrade
Abertura: 1º de março (quinta-feira), às 19h, com visita guiada pelo fotógrafo
Visitação: 2 de março a 23 de junho
Horário: de segundas a sextas-feiras, das 15h às 22h e, nos sábados e domingos, das 10h às 22h.
Onde: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 38, Barris)
Gratuito
Informações: (71) 3043-7481