Exposição em Salvador celebra 20 anos da Turma do Xaxado


De traço inconfundível, o artista plástico baiano Antonio Cedraz é referência para os profissionais dos quadrinhos, ilustrações ou pinturas. Para homenagear o mestre e celebrar um dos trabalhos mais conhecidos de Cedraz, a exposição “20 anos da Turma do Xaxado” será aberta no dia 26 de maio, às 15h, na Galeria Pierre Verger (Complexo Cultural dos Barris – subsolo da Biblioteca Pública). A visitação é gratuita e pode ser feita até 30 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Antônio Cedraz se tornou referência na produção de quadrinhos (Foto: Divulgação)

Com curadoria dos artistas Fabrício Campos, Hector Salas e Valmar Oliveira, a mostra, além de reunir as obras de Cedraz, traz releituras dos seus personagens a cargo dos três curadores e de outros participantes como Sidney Falcão, André Betonnasi, Rogério Rios e Wilson Jr.

Trajetória

Cedraz faleceu em 11 de setembro de 2014. Foi homenageado, em 2015 na FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Ao longo de sua trajetória, foi generoso em suas criações. Merecem destaque “A Turma do Joinha”, “A Turma do Pipoca”, “Os Guris” e, é claro, “A Turma do Xaxado”, seu último e mais conhecido trabalho, que lhe garantiu projeção nacional e a vitória várias vezes no HQ Mix, importante prêmio brasileiro das Histórias em Quadrinhos.

Seus trabalhos foram publicados em jornais de todo o Brasil e por algumas editoras. Suas tirinhas são utilizadas em diversos livros didáticos.

Como complemento à exposição, o evento prevê ainda a realização de uma feira de quadrinhos, palestras, e projeções de curtas da Turma do Xaxado e um documentário sobre autores nacionais, utilizando os espaços de exibição audiovisual do Complexo – as Salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira – no dia 9 de junho.

Exposição 20 Anos da Turma do Xaxado
Abertura: 26 de maio
Horário: 15h
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris – Fone: 3116-8120).
Visitação: de 27 de maio a 30 de junho, das 9h às 18h, segunda a sexta
Gratuito