‘Día de los Muertos’ segue em cartaz no Palacete das Artes


A exposição “Día de los Muertos” fica em cartaz até 9 de junho, no Palacete das Artes. A mostra reúne 30 fotografias de uma das manifestações mais significativas do patrimônio cultural do México. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

O intuito é divulgar, incentivar e fortalecer, através de suas imagens, a manifestação cultural registrada pela Unesco como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A exposição mostra a tradição do povo mexicano de celebrar o dia do mortos, que acontece no país de 31 de outubro a 2 de novembro.

O público confere a celebração a partir de três tópicos: Mercados e Tianguis, Altares e Oferendas e Música e Danças.

Os mercados e os tianguis do México são pontos de encontro cultural e estético. É onde são realizadas as trocas de dinheiro e memórias, e se antecipa a visita dos que já se foram.

Celebração é uma das mais importantes do México (Foto: Divulgação)

Os altares e as oferendas são os espaços do encontro entre a vida e a morte. Representam a vitrine que demonstra a miscigenação que compõe o mexicano.

Nos cemitérios, nas praças, nas ruas e nas casas, as pessoas fazem música e dançam com seus rostos cobertos com máscaras, bandanas ou simplesmente pintados, engalanadas com trajes multicoloridos ou vestidos com trajes de jaguares ou monstros.

Exposição Día de los Muertos en México
Onde: Palacete das Artes
Abertura: até 9 de junho
Visitação: das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Entrada: gratuita