Espetáculo retrata construção do vocabulário e da linguagem


Tendo como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças, o espetáculo O Mundo das Minhas Palavras, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro (2018) nas categorias Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Melhor Texto, Direção de Movimento e Direção Musical, volta a cartaz para curta temporada no Teatro Icba. A montagem, uma realização do Núcleo Teatro Viável, será apresentada nos dias 11 e 12 de maio, às 11h e 16h.

Espetáculo tem como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças (Foto: Divulgação)

O Mundo das Minhas Palavras apresenta ao público, de forma ágil e contemporânea, a construção da linguagem das crianças, ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político. Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, o espetáculo tem no elenco Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, integrantes do Núcleo.

Ao falar sobre a construção de vocabulário das crianças, o espetáculo traz ainda um alerta sobre a responsabilidade dos adultos na edificação dessas conotações. “Muitas vezes, as palavras ganham conotações sexuais e violentas que vão influenciar diretamente na formação do vocabulário da criança e no comportamento ao longo da vida”, realça Augusto Nascimento.

O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena.