Escritor português Valter Hugo Mãe participa de evento em Salvador


O romancista e poeta português Valter Hugo Mãe estará em Salvador nesta quarta-feira, 10, às 19h, quando participa de um evento na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris. Na ocasião, o autor conversa com o escritor baiano Saulo Dourado sobre a sua trajetória.

Escritor participa de bate-papo em Salvador e de uma mesa de debate na Flica (Foto: Divulgação)

Já na quinta, 11, Valter Hugo Mãe participa da primeira mesa de debates da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), juntamente com Aleiton Fonseca e o diretor geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Zulu Araújo.

Em 2007, Valter Hugo atingiu o reconhecimento do público com a conquista do Prêmio Literário José Saramago com o segundo romance, ‘o remorso de baltazar serapião’ (tudo em letra minúscula, característica marcante nos seus primeiros quatro romances). Segundo ele, o objetivo de escrever dessa forma “foi valorizar a natureza oral dos textos e reaproximar a literatura do pensamento. Dar um sentido de democracia para as palavras”.

Sobre o autor

O escritor português se formou em direito, mas seguiu carreira na literatura, fazendo pós graduação em Literatura Portuguesa Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi fundador e editor da Quasi edições e da editora Objecto Cardíac. Valter Hugo Mãe se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.