Ed Ribeiro abre exposição no Santo Antônio Além do Carmo


O artista plástico baiano Ed Ribeiro abre nesta quarta-feira, 21, às 19h, a exposição ‘Universo dos Orixás’, no ME Ateliê da Fotografia – Santo Antônio Além do Carmo. A mostra reúne um conjunto com 6 obras em tamanho 192 cm x 91 cm e fica aberta à visitação gratuita até 10 de dezembro, de sexta a domingo, das 15h às 20h.

‘Iansã’ é uma das obras em exposição (Foto: Divulgação)

Utilizando-se de uma técnica própria e inovadora com “derramamento de tintas”, Ed constrói sua arte explorando telas em branco, dando-as formas e movimentos por meio de uma arte vibrante, única e cheia e vida.

Entendendo com profundidade e sensibilidade as religiões de matriz africana e o sincretismo religioso do povo brasileiro, o artista tem a valorização da cultura local como identidade reconhecida em diversos países, a exemplo dos EUA, França, Alemanha, Canadá, Itália, Espanha.

“Essa exposição começou de uma energia e uma sensação de agradecimento que tenho com os orixás. Posso afirmar que não escolhi ser pintor, eu fui escolhido para isso e tenho o sentimento de que preciso agradecer a quem me deu esse dom os pintando e homenageando”, afirma.

Ed Ribeiro foi o primeiro baiano a ser laureado pela Academie Arts Sciences e Lettres de Paris, e já teve suas obras expostas no Museu do Louvre – Paris, além de Nova York, Espanha, Holanda, Suíça, Portugal, Alemanha e é claro, Brasil.

Exposição “Universo dos Orixás”
Abertura: 21 de novembro
Horário: a partir das 19h
Visitação: até 10 de dezembro, de sexta a domingo, das 15h às 20h
Onde: ME Ateliê da Fotografia (Ladeira do Boqueirão, nº 6 – Santo Antônio Além do Carmo)