Documentário traz vida e obra de Dorival Caymmi para as telas


O mar da Bahia e o povo baiano estiveram sempre presentes na obra de Dorival Caymmi (1914 – 2008), mesmo após sua mudança para o Rio de Janeiro. Autor de pouco mais de 100 músicas, Caymmi aliou letras simples a uma batida inimitável, tornando-se um dos principais compositores da música popular brasileira. Tudo isso está presente no documentário Dê Lembranças a Todos, de Fábio e Thiago Di Fiore, que será exibido no XIV Panorama Coisa de Cinema. A sessão acontece nesta quarta-feira (21), às 18h15, e será seguida de debate com os diretores.

Os filhos Danilo, Dori e Nana Caymmi, os cantores Gilberto Gil e Jards Macalé, a atriz Bibi Ferreira e outros artistas que conviveram com o compositor baiano participam do documentário, que chega ao público para marcar os 10 anos de sua morte. Com antigas entrevistas, fotografias e imagens de época, os diretores traçam a trajetória de Dorival Caymmi desde a infância. Eles afirmam que o filme busca mostrar a influência da natureza e das “pequenas coisas da vida” na construção das canções de Caymmi.

Uma realização da produtora Coisa de Cinema e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e sua Secretaria do Audiovisual; o Panorama começou no dia 11 e termina nesta quarta, 21, com a exibição do longa-metragem Los Silencios, de Beatriz Seigner, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, principal sede do evento.