Cine Horror celebra os 30 anos de “Instinto Fatal”, de George A. Romero


A Sala Walter da Silveira exibe, nesta quarta-feira, 24, às 18h, um dos filmes menos conhecidos de George A. Romero, “Instinto Fatal”, também batizado no Brasil como “Comando Assassino” (Monkey Shines, EUA, 1988). A programação de atividades antecede o III Cine Horror Bahia, que ocorre em outubro, e tem o objetivo de proporcionar aos fãs do cinema terror, fantasia e ficção científica de Salvador uma nova opção para ver, rever ou descobrir o melhor da produção do gênero. O ingresso custa R$ 5.

O filme “Instinto Fatal” marca o início das sessões mensais do Cine Horror Bahia em 2018 (Foto: Reprodução)

Para a professora de filosofia Ana Lima, que integra a equipe de curadoria do Cine Horror, a escolha de uma produção de Romero – falecido ano passado – que foge ao universo dos zumbis, é uma excelente oportunidade para a ampliar a percepção sobre obra deste grande cineasta norte-americano. “Este é um exemplar diverso e verdadeiramente original da filmografia de Romero, que não lida com criaturas mortas-vivas”, ressalta a curadora.

Além da exibição de filmes mensalmente, o Cine Horror Bahia tem alguns eventos já confirmados: um ciclo com títulos marcantes do cinema fantástico da década de 1980 em versão dublada, no melhor estilo “Sessão da Tarde”; uma retrospectiva com os principais trabalhos do cineasta capixaba Rodrigo Aragão – talvez o mais constante realizador do cinema de horror brasileiro na atualidade – e um especial dedicado à ficção científica.

Cine Horror – Principal festival dedicado ao cinema fantástico (terror, fantasia e ficção científica) no Norte e Nordeste do Brasil, o Cine Horror promove sessões mensais com uma exibição única de obras cults e clássicos. A terceira edição do festival acontece 19 a 27 de outubro.

Cine Horror – “Instinto Fatal”
Quando: Quarta-feira (24/12)
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, n 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, fone: 3116-8124)
Horário: 18h
Ingresso: R$5 reais (meia-entrada para todos)

Ficha técnica:
Instinto Fatal / Comando Assassino (Monkey Shines, EUA, 1988)
Direção: George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Elenco: Jason Beghe, John Pankow, Kate McNeill, Joyce Van Patten, Christine Forrest e Stanley Tucci
Duração: 115 minutos.
Classificação: 16 anos