Candeias sedia Festival de Graffiti a partir desta quinta


Entre os dias 22 e 25, a arte de rua vai mostrar sua diversidade de cores e ganhar vida nova no município de Candeias. Em sua quarta edição, o Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores vai reunir mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, em atividades formativas, socioculturais e artísticas, com o intuito de levar a democrática arte urbana para a região, proporcionando o embelezamento da paisagem urbana.

Festival reúne mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais (Foto: Carol Garcia | GovBA)

Com amplo programa de atividades, o BTC 2018 será aberto na quinta, 22, às 19h, com entrada gratuita, na Secretaria de Cultura de Candeias. Na ocasião, acontece a fala do historiador local Jair, que apresentará um pouco da história de Candeias. Em seguida, às 19h30, ocorre a entrega e assinatura dos certificados do curso CGC (Curso Graffiti Candeias) e a mesa-redonda Festivais de Graffiti no Brasil – Conquistas e Desafios, às 20h.

O debate reunirá artistas nacionais responsáveis pela organização de grandes festivais de graffiti no Brasil, de diversas regiões, entre eles a pernambucana Rebeca, responsável pelo Recifusion, o mineiro Tenxu, do evento Purencontro, a fluminense Mika, do Cores e Valores, o curitibano Devis, do Street of Styles, o sergipano Korea, do Aracaju Graffiti Encontro, e Diogo Galvão, representando o BTC. A mesa contará com a mediação da grafiteira Chermie, que também faz parte da organização do BTC.

Na sexta, 23, das 09h às 17h, acontece o tradicional mutirão de graffiti no Distrito de Passé e a oficina de graffiti ministrada pelo arte-educador Fábio Barata. À noite, acontece a primeira noite cultural,das 19h às 22h.

No sábado, 24, às 9h, tem início a pintura de painéis espalhados em um muro de aproximadamente 500 metros na Av. Getúlio Vargas, localizada no bairro de Areia. Simultaneamente, acontecem as pinturas de duas empenas localizadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Centro, que resultarão em impactantes murais verticalizados.

No domingo, 25, finalizam-se as pinturas nos muros oficiais. Ao longo dos dias 24 e 25 acontece a Feira de Arte na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Centro, que concentrará a exposição de materiais de artistas urbanos e de artesãos.