Bule Bule lança livro “Orixás de Cordel” nesta quarta


Reconhecido como o maior repentista da Bahia, Bule Bule lança nesta quarta-feira, 11, o livro “Orixás em Cordel”. A noite de autógrafos que marca o lançamento acontece a partir das 18h30, no foyer do Teatro Castro Alves.

Bule Bule é reconhecido como o maior repentista da Bahia (Foto: Eric Machado | Divulgação)

O livro traz dois elementos de relevância para a cultura brasileira: a literatura de cordel e o panteão africano, com suas representações para a Bahia e o Nordeste.

“Muitos grandes mestres conviverem com temas variados, mas ninguém tinha escrito, levando a sério, um trabalho sobre a religiosidade de matriz africana. Alguns tinham criado em tom de brincadeira e gozação. Então, acredito que esse livro é um elemento mágico para abastecer essa lacuna”, avalia o mestre baiano.

Essa não é a primeira vez que Bule Bule se debruça sobre temas religiosos. É de sua autoria os cordéis “Adeus a Mãe Menininha – a nossa Ialorixá Maria Escolástica da Conceição Nazareth” e “Irmã Dulce da Bahia: Santa Mãe de Todos Nós”.

Editado pela Pinaúna Editora, o livro tem ilustração de Klévisson Viana e prefácio do compositor, cantor e instrumentista Mateus Aleluia, que prepara o leitor para o mergulho cósmico de Bule Bule no Orum – mundo dos espíritos, no candomblé -, totalmente livre de “dogmas reguladores”.

Após a etapa de lançamento do Livro, serão realizadas rodas de conversa de Bule Bule com as comunidades de alguns terreiros de Candomblé de Salvador, Lauro de Freitas e Cachoeira, a exemplo do Ilê Axé Odé Yeyê Ibomin, em datas a serem confirmadas.

 

 

“Bule Bule – Orixás em Cordel”
Editora Pinaúna
Ilustração: Klevisson Viana
Prefácio: Mateus Aleluia
Preço: R$ 30

Lançamento: 11 de abril
Horário: 18h30
Onde: Foyer do Teatro Castro Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *