Após um ano de sua morte, João Gilberto vai ganhar nova biografia


O jornalista e escritor Zuza Homem de Mello está produzindo uma nova biografia sobre o cantor e compositor baiano João Gilberto. Em 2018, Zuza entrou em contato com a Editora 34 e ganhou carta branca para a produção da obra. Antes sendo pocket book, a biografia ganhou uma média de 40 entrevistas a mais e se tornou um livro de dimensões bem maiores com a história abrindo novas portas. O artista morreu há exato um ano atrás, em casa, no Rio de Janeiro, após complicações de saúde.

Obra tem dez capítulos prontos e deve sair até o fim do ano (Reprodução)

A obra não terminou ainda. Ela tem dez capítulos prontos, em revisão, com previsão de chegar até o 15º e sair até o final do ano, segundo informações do Estadão Cultura.

Ainda segundo o site, durante a apuração da obra de João, Zuza viajou ao Estado Unidos para entrevistar jazzistas norte-americanos que pudessem falar, pela visão do exterior, o efeito João Gilberto no jazz. “Foi uma verdadeira invasão da bossa nova nos Estados Unidos. E isso antes mesmo do show do Carnegie Hall existir”, diz Zuza.

O cantor e compositor João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 10 de junho de 1931. Apresentou ao mundo os álbuns de sucesso ‘Chega de saudade’ (1959), ‘O amor, o sorriso e a flor’ (1960) e ‘João Gilberto’ de 1961. Levou o ritmo ao Estados Unidos e Europa, se consagrando como um dos grandes nomes da música nacional.