5º Festival Gastronômico de Itacaré valoriza agricultura familiar


Nada de produtos processados, agrotóxicos e conservantes. A 5ª edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece de 12 a 15 de julho, terá o tema Gastronomia de Raiz. Os cerca de 40 restaurantes participantes apresentarão receitas que deverão conter pelo menos três ingredientes da agricultura familiar.

Festival contará com delícias preparadas por 40 restaurantes locais (Foto: Thaís Seixas | Cultura Agora)

Dentre as iguarias, baianos e turistas vão experimentar pratos que vão do menu principal, a petisco, lanches, sobremesas e drinks. “O objetivo é valorizar os ingredientes da região, dando espaço aos saberes e fazeres dos Chefs e Cozinheiros Locais”, disse Júlio Oliveira, secretário de turismo do município.

O evento também dará espaço para uma Feira Agricultura Familiar e uma Feira Gastronômica com pratos inscritos especialmente para o Festival. Esses espaços têm como objetivo criar e fortalecer a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar da região.

Também será realizada a Cozinha Show. O local será um espaço preparado para a interação entre profissionais da gastronomia local e visitantes. Uma cozinha especialmente montada no evento para receber a presença de chefs que mostrarão suas habilidades e ensinarão alguns de seus truques.

Durante o festival, a cultura e a música de Itacaré terão espaço garantido com uma programação especial para apresentação de manifestações culturais quilombolas, como o ‘’Bicho Caçador’’, Volta da Jiboia, Capoeira, Samba de Roda e Samba Reggae “Dedo de Moça”. Além de Estrutura de palco para apresentações de artistas e músicos locais que dividiram o palco com artistas da Bahia.