5ª Mostra de Guitarra Baiana acontece nesta segunda em Itapuã


Organizado de forma colaborativa e com curadoria e direção musical do músico Julio Caldas, a Casa da Música, localizada na Lagoa do Abaeté, recebe na próxima segunda-feira, 5, a quinta edição da Mostra de Guitarra Baiana. O evento, que acontece dentro da programação do Sarau de Itapuã, receberá os guitarristas Marcos Stress, Tathi Alves, Ricardo Marques e Eliel Nunes para apresentações gratuitas, a partir das 18h.

Julio Caldas é o idealizador da Mostra de Guitarra Baiana (Foto: Flávia Maciel)

No apresentação, os músicos tocarão um repertório composto por gêneros típicos desse instrumento, como o frevo e o choro, além de experimentações de estilos diversos, como o rock e a música clássica. Para a apresentação a banda base será formada por Durval Caldas (violão), Ricardo Hardmann (percussão) e Fábio Batanj (baixo), que além de músico é luthier da nova geração da guitarra baiana.

Criado pelo produtor musical e multi-instrumentista Julio Caldas, em 2009, A Mostra de Guitarra Baiana tem a proposta de levar a música popular para o Abaeté, cenário de muitas canções imortais da música brasileira. Ao longo das quatro edições, o projeto recebeu instrumentistas consagrados, como o músico conquistense Lucio Ferraz, Morotó Slim, da banda Retrofoguetee, o experiente Mike Caldas, que já tocou com Carlinhos Brown, Fagner e Seu Jorge, os antológicos Parah Monteiro e Marcio de Oliveira, além dos mestres Luiz Caldas e Aroldo Macedo e do carioca Marcos Molleta.

Nesta quinta edição, a Mostra dá continuidade ao trabalho de ressignificação histórica, valorização e fomento artístico da guitarra baiana e do bandolim apresentando a recente produção, os expoentes e os novos caminhos sonoros desses instrumentos tão marcantes na musicalidade baiana.

5ª Mostra de Guitarra Baiana
Quando: Segunda-feira (5/2)
Onde: Casa da Música – Lagoa do Abaeté – Itapuã
Horário: 18h
Entrada gratuita